/ AMPLIAÇÃO DA ORLA
23 de Junho de 2017 18h07
(Segunda-feira) - Prefeito de Cuiabá conhece projeto “Parque entre cidades Cuiabá e Várzea Grande”
O prefeito Emanuel Pinheiro conheceu nesta sexta-feira (23) mais um projeto de revitalização de áreas em recuperação, como é o caso da Orla do Porto em Cuiabá. O projeto arquitetônico e ambiental denominado “Parque entre Cidades Cuiabá-Varzea Grande”, da arquiteta e consultora Hívena Del Pintor, é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
A proposta da arquiteta é unir Cuiabá e Varzea Grande, através de uma passarela, na parte mais estreita do Rio Cuiabá, respeitando todas as partes legais e ambientais, entre as duas cidades. “Estamos com esse projeto focando a Cuiabá que queremos nesses 300 anos”, pontuou Pinheiro.
Pelo projeto toda área no entorno da Orla do Porto e também em Vaze Grande seriam revitalizadas com jardinagem e até arquibancadas, além de outros equipamentos públicos, de forma manter a história.
“Achamos o Campo do Bode um charme e tradição para os feirantes, ele não poderia ficar de fora da proposta”, disse a arquiteta, assegurando também a construção de um memorial na Praça do Porto retratando bem a navegação do Rio, e do Centro Geodésico da América do Sul. “Estes dois motivos regionais seriam representados por uma rosa de vento que contasse a história desses dois ícones”, ainda destacou Del Ponte.
Também pelo projeto Parque entre as duas cidade seria construído do lado de Cuiabá, um Edifício Cultural na Beira Rio, com o oferecimento de oficinas de artes, aulas de teatro, biblioteca, auditórios, e arte popular.
À beira da passarela seria construídos diques para passeio de barcos, além de outros atrativos “A ideia ampliar é trazer uma vida maior para a Orla, já que já tem um projeto de revitalização implantado”, acrescentou a arquiteta, destacando que um projeto como é o da Orla do Poro deve ser aumentado e sempre se investindo em áreas de preservação.
O projeto vai da ponte Júlio Muller até a Ponte Nova com a construção da passarela e a ampliação com áreas de recreação, área cultural tendo como consequência concentrar os turistas como um todo, trazendo e aumentando a economia da população local e ao próprio poder público. “Sobre a passarela sob o rio Cuiabá, a sua construção traria mais segurança e uma vista privilegiada para a travessia”, acrescentou.
O secretário de Planejamento de Cuaibá, Zito Adrien, que participou do encontro, foi designado pelo prefeito para estudar com a arquiteta a viabilidade do projeto Parque entre Cuiabá e Varzea Grande. “Na semana que vem estaremos reunidos com a arquiteta avaliando todo o projeto", disse.