Saúde / Comemoração
12 de Maio de 2016 15h40
Secretário de Saúde homenageia os profissionais da enfermagem
Neste dia 12 de maio, em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, reconhece o trabalho e a dedicação desses profissionais. “É uma justa homenagem ao profissional do Cuidar, que acompanha o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças”.
Atualmente, segundo dados oficiais, são mais de 1,6 milhões de profissionais da Enfermagem em todo o Brasil. Em Mato Grosso, estão registrado no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT), em torno de 21 mil. E na rede pública de Saúde de Cuiabá, são 447 profissionais enfermeiros, entre servidores de carreira e contratados.
Em Cuiabá, a data pode ser comemorada com avanços. Um dos mais significativos para a categoria foi a conquista do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), cuja lei complementar foi sancionada pelo prefeito Mauro Mendes no último mês de abril.
Na rede pública de Saúde o trabalho dos enfermeiros é fundamental. Atuando em várias frentes desde a gestão, cuidados clínicos até os programas voltados à educação e promoção da saúde.
Os profissionais da enfermagem estão presentes em todas as etapas do restabelecimento da saúde e da prevenção de doenças – da educação à execução de atividades técnicas. Do centro cirúrgico, passando pela emergência, programas de saúde, postos de saúde, à formação de mais profissionais. Sem a presença da Enfermagem, não há condições de promover a saúde e haveria um colapso.
Dia Mundial do Enfermeiro
A data é uma referência ao nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira pioneira no tratamento aos feridos de guerra. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser comemorado no Brasil em 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, sendo comum a celebração da Semana da Enfermagem, iniciando no dia 12 de maio (com o Dia Internacional do Enfermeiro) e terminando em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).
Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.
O enfermeiro é responsável pelo bem-estar do paciente, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.
“O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvar vidas que necessitam da assistência continua, dentro das unidades de saúde em todas as demais frentes, e deve ser valorizado e respeitado”, destacou o secretario.