Notícias

Saúde / RECURSOS

28 de Junho de 2017 08h23

Secretaria de Saúde caminha para conquistar aporte financeiro para UPA Pascoal Ramos

OZIANE RODRIGUES

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na última segunda-feira (26) com equipes da direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Dr. Roland Trechaud Curvo - Região do Pascoal Ramos, e ainda com representantes do governo do Estado para discutirem a aprovação e liberação de um aporte financeiro estadual para custeio mensal da UPA, conforme prevê a portaria nº 342, de 04 de março de 2013.

Segundo a diretora Técnica de Atenção Secundária, Dúbia Beatriz Oliveira Campos, atualmente a unidade que atende cerca de 500 pessoas diariamente, incluindo pacientes da Baixada Cuiabana, zona rural e ainda vítimas de acidentes de trânsito na BR–364, gerando um custo ao município de cerca de R$ 1,3 milhão para se manter em funcionamento. Dessa forma, busca a habilitação para receber cerca de R$ 325 mil mensais -, incluindo 30% provenientes da Amazônia Legal, uma vez que a UPA está no território de cobertura do incentivo.

“Estamos cumprindo todas as etapas para conseguirmos os aportes que precisamos e assim manter em funcionamento essa unidade tão essencial para a população. Esta é a etapa que podemos chamar de checklist, onde os técnicos responsáveis avaliam se a unidade esta em conformidade”, frisou.

Conforme a servidora lotada no PTNSS - SUS do Estado, Claudia Abreu, o passo seguinte constitui na elaboração de um parecer técnico que será submetido à Comissão de Intergestores Regional - CIR e posteriormente à Comissão de Intergestores Bipartite – CIB -, que é uma instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde - SUS estadual. “Só após estas etapas é que a unidade passará a receber o aporte. Todavia, ele será retroativo ao mês de habilitação ocorrido em maio deste ano”, ressaltou.

Para o coordenador Douglas Domingues, quem ganhará com o aporte é a comunidade cuiabana. “Ao conquistarmos esse recurso por parte do Estado, contribuiremos com a desoneração do cofre municipal. Logo, esse valor poderá ser direcionado para outros fins de modo a beneficiar ainda mais o cidadão”, finalizou.