/ FISCALIZAÇÃO
04 de Julho de 2017 16h20
Prefeitura passa a punir por invasão à faixa exclusiva a partir desta quinta-feira
Os motoristas que trafegarem pelas faixas exclusivas voltadas para ônibus passarão a ser punidos a partir do dia seis de julho. Esta é a data que marca o encerramento do prazo de 120 dias estipulado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, para os condutores se adequarem à normativa.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o período de teste foi necessário para que o cumprimento da regulamentação se tornasse um hábito recorrente entre todos aqueles que fazem parte do trânsito da Capital, contribuindo para um melhor fluxo nas principais vias.
“Este tempo orientativo foi fundamental e cremos que as notificações educativas, sem qualquer cobrança imbuída, facilitaram a compreensão dos motoristas e pilotos de moto. Agora contamos com o compromisso do contribuinte em fazer a sua parte, respeitando suas limitações nas avenidas onde há a exclusividade, facilitando a trafegabilidade do transporte público nos horários de pico”, pontuou.
Além dos ônibus, a faixa exclusiva permite o tráfego de táxis com passageiro, ambulâncias e viaturas policiais. Para auxiliar o trabalho dos agentes de trânsito, 32 câmeras de monitoramento estão instaladas em pontos estratégicos, facilitando a constatação de irregularidades. A ferramenta será diretamente utilizada para efetuar as punições, quando necessário.
“As câmeras já atuam fortemente como instrumentos fiscalizatórios, oferecendo o suporte fundamental para diagnosticar outras infrações, como o avanço semafórico e o excesso de velocidade em vias onde há o controle determinado por placas de sinalização. Esta agora será mais uma atribuição, ajudando nossas equipes a manterem o trânsito de Cuiabá funcionando adequadamente, onde todas as modalidades presentes nas ruas são devidamente respeitadas. Este controle permitirá que tenhamos uma melhor mobilidade urbana, sem obstrução das faixas que mais são comprometidas, pelo intenso fluxo de frotas presente na cidade”, revelou Antenor.
A utilização das faixas exclusivas é permitida de forma circunstancial, como em conversões e acesso a estabelecimentos, de forma geral. Em casos dessa natureza, a Semob orienta os condutores a sempre sinalizarem adequadamente, em respeito à legislação de trânsito.