Notícias

Ordem Pública / Maio Trabalho

10 de Maio de 2016 11h05

Prefeitura de Cuiabá oferece atendimento à população na Praça Alencastro

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O Procon Cuiabá e a  Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico estão realizando orientações, abertura de denúncias e reclamações de consumidores ao longo desta terça-feira (10), na Praça Alencastro. A iniciativa faz parte da 6ª edição do Maio Trabalho, evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MT e feito em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Justiça e Governo do Estado. O evento acontece até às 16h.

“Somos parceiros antigos da OAB e novamente estamos aqui de portas abertas ao cidadão, na região mais movimentada da Capital. Todo consumidor que precisar de algum tipo de auxílio, seja orientativo ou até mesmo nos procedimentos para abrir uma denúncia por má prestação de serviço, pode recorrer a nossa equipe. Ao longo de todo o dia, ela estará com o equipamento adequado para atender quem precisar. Além disso, aquele munícipe que der entrada em uma denúncia já sairá daqui com sua audiência de conciliação marcada”, conta Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Cuiabá.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico também está fazendo parte da iniciativa, com um Posto Avançado do Sine. Ao longo do dia, uma equipe especializada estará realizando orientações sobre como dar entrada no Seguro Desemprego e informações cruciais para quem deseja retirar sua carteira de trabalho.

“Este é o segundo ano consecutivo que participamos e é nítido o valor que esta ação social tem para a população. Nosso propósito aqui é facilitar a orientação ao munícipe, mostrando a ele quais os caminhos para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, orientamos a respeito de oportunidades de emprego. No momento, temos 80 vagas disponíveis, em cargos como vendas externas e internas, telemarketing, auxiliar administrativo e auxiliar de cobrança. Quem estiver em busca de uma nova oportunidade profissional pode nos procurar e será devidamente encaminhando para o um dos nossos postos”, conta Alex Jony, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Para o presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB e responsável pela ação, Marcos Avalone, a iniciativa visa atender à população conforme suas necessidades. Para o advogado, a proposta consiste em descentralizar a prestação de serviços dos órgãos e instituições presentes, trazendo-os para onde a comunidade está, facilitando o acesso aos seus direitos.

“A OAB tem seu balanço social, atendendo a comunidade através das suas comissões temáticas, prestando todo tipo de orientação jurídica. E ao longo destes seis anos, nosso evento tem ganhado corpo e novos parceiros, que também partilham do desejo de ir ao encontro do povo cuiabano. Nesta edição temos a presença da Procuradoria do Trabalho e do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Assim vamos ampliando o acesso dos serviços fundamentais ao cidadão, simplificando e facilitando sua vida. Por isso nos locomovermos para a região central é tão importante. Aqui temos um grande fluxo recorrente de pessoas”, diz.

Para Brasília Santana, a ação tem efeito muito positivo, pois desburocratiza a busca do cidadão aos seus direitos. Segundo a servidora aposentada, que abriu uma denúncia contra a CAB Cuiabá por cobrança indevida, ações como essa facilitam o dia-a-dia da população. “É bem cômodo para nós, uma vez que a região central é de rápido acesso e reúne um grande número de pessoas circulando diariamente. Aproveitei que minha filha tomaria posse como servidora na Prefeitura de Cuiabá e vim solucionar meu problema no Procon, que prontamente deu entrada na audiência de conciliação”, conclui.