Notícias

/

29 de Junho de 2017 17h07

Prefeitura de Cuiabá e Casas Caminho Redentor inaugura a Casa Cuiabana IV

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá juntamente com as Casas Caminho Redentor inaugurou nesta manhã (29), a Casa Cuiabana IV que irá acolher crianças e adolescentes neuropatas, com limitações físicas e cerebrais em um novo lar estruturado com apoio financeiro do município.

 

 

Serão repassados mensalmente 40 mil reais para manutenção da casa, assim como, em outras três casas-lares que já estão sobre a responsabilidade municipal, assistidos por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

 

 

A casa conta com 10 leitos que atende aos princípios e determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), também como fundamento a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS n°23/201, e está sendo custeado pelo governo municipal e estadual.

 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro a inauguração dessa casa é resultado do envolvimento e sensibilidade da Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Tribunal Justiça, Casas Caminho Redentor e sociedade civil organizada, que se unem, sobretudo, pela causa das crianças neuropatas.

 

“A cidade vive dos que vivem nela, já dizia o jornalista Alves de Oliveira. Quando digo e canto em versos o meu orgulho e empolgação em ser prefeito de Cuiabá é porque estou aqui fechando e consolidando um momento como esse. Dando um passo a frente na construção de uma sociedade mais justa e humana. Aqui as instituições funcionam, o judiciário tem feito um belíssimo trabalho no acolhimento das nossas crianças e adolescentes. Para promover assistência social e desenvolvimento humano não existem limites, nem que seja preciso remanejar recursos, pois acredito que estamos investindo naquilo que a base de uma sociedade, o ser humano. Espero preencher essa lacuna, e buscar atender a todos, sejam pessoas em situação de rua ou crianças abandonadas, neuropatas, idosos, violentados, desrespeitados, enfim a construção dessa sociedade tem que ser capitaneada pelo prefeito municipal, estando presente na vida delas e lutando pela sua inserção” afirma Emanuel.

 

O município está cumprindo a responsabilidade estabelecida pelo Termo de ajustamento de conduta (TAC) e até dezembro deverá transferir as outras 12 crianças que ainda permanecem no Lar da Criança, para que o município fique toda a responsabilidade.

 

“É com muito prazer que estamos aqui hoje inaugurando essa casa, essas crianças que virão para cá oriundas do Lar das Crianças, que é uma unidade de acolhimento bem antiga  custeada pelo Governo do Estado atendia em sua maioria crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande, chegou a ter quase 200 crianças. Embora o trabalho do Lar fosse perfeito não atendia as determinações. Então há quatro anos atrás, o Ministério Público através do Promotor Jose Antônio Borges iniciou  uma luta para implantação das casas lares em  Cuiabá. Foi firmando um TAC e com isso já inauguramos três casas para crianças de zero á 12 anos com estrutura apropriada”, explica a  juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cuiabá, Gleide Bispo Santos.

 

 

A administração da nova casa será feita pela Ong- Caminho redentor que executa um trabalho antigo, com 30 anos de experiência, cuidando de crianças que eram do lar e ficaram adultos. A parceira com o município será para manter a estrutura, como nas outras três casas, que já foram inauguradas.

 

 

“Estamos vivenciando uma situação adversa do que ao longo dos 30 anos vivenciávamos. Não tínhamos nenhum tipo de ajuda com o poder público e agora há um profundo envolvimento, é uma experiência nova para nós. Acreditamos ser um presente em comemoração aos nossos 30 anos que estamos devolvendo a sociedade civil  que é acolher essas crianças nesse novo lar”, elogia Soledade Amadeo, Presidente das Casas Caminho Redentor.

 

A secretaria de Assistência Social ficará na responsabilidade dos repasses como explica o secretário Wilton Coelho. “Estabelecemos o convênio com a Ong Caminho Redentor para que essas crianças sejam assistidas, como já acontece nas outras três casas. Esse convênio na ordem de 40 mil reais será repassado mensalmente para manutenção da casa” disse.

 

De acordo com o Promotor de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges “Essa casa é fundamental, e foi a mais difícil de ser construída por que são para crianças neuropatas. É uma casa com arquitetura específica, exigida pela prestadora do serviço para o atendimento de home care. Até dezembro queremos transferir as outras 12 crianças que ainda permanecem no Lar da Criança, que necessitam ser institucionalizada. É um marco histórico para o município justamente pela gestão humanizada que o Prefeito Emanuel Pinheiro está fazendo, sensibilizado pelas crianças que necessitam de proteção especial” concluiu o promotor.

 

 

As crianças presentearam simbolicamente as autoridades com a pintura de um quadro que registrava os pés e mãos de cada um deles. Também  estiveram na solenidade de entrega o Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, a Superintendente do Lar da Criança, Marimar Michels, o Vereador Orivaldo da farmácia,  e a Secretária Adjunta de Assistência Social, Marlene Anchieta.