Notícias

/ PDI

10 de Junho de 2016 17h52

Prefeito e secretários fazem auto avaliação da gestão com técnicos do TCE

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes e os secretários municipais fizeram na tarde desta sexta-feira (10) uma autoavaliação da gestão em que apontaram os avanços e as áreas que ainda necessitam de melhorias dentro da administração municipal. A avaliação foi realizada com a presença de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O resultado apontou índice positivo de 72%, ao que a técnica do TCE, Clélia Regina Oliveira Guimarães, destacou ser um resultado excelente. “Fiquei muito satisfeita com o resultado, que mostra o nível de maturidade da gestão. Temos que ser autocríticos para que possamos melhorar e esta avaliação rígida mostrou os níveis que ainda necessitam ser desenvolvidos e corrigidos, trazendo mais eficiência e eficácia à gestão”, disse.

Para o prefeito, a busca da melhoria da gestão é o grande desafio. “A administração pública tem uma série de vícios. Temos tido avanços, mas também enormes dificuldades, principalmente no que se refere à melhoria dos processos, que tornam tudo muito mais burocrático. Com a avaliação pudemos reconhecer estes pontos e corrigi-los para que a gestão torne-se de fato estratégica”, apontou.

A avaliação questionou a respeito de pontos como a medição de resultados, mecanismos de avaliação interna, eficiência de pessoal, integração entre planejamento, orçamento e gestão e até mesmo sobre a divulgação dos resultados.

Mauro Mendes afirmou que um dos pontos que ainda necessitam de melhorias diz respeito à otimização e informatização dos processos. “Temos secretarias que ainda atuam com planilhas em papel”, criticou.

O coordenador do PDI no TCE, José Marcelo de Almeida Perez, destacou a importância da autoavaliação e da mudança da cultura de planejamento. “Temos que visualizar o futuro, por meio de planos, para que os objetivos sejam atingidos. Desta forma, estamos à disposição do município para que caminhemos na direção da obtenção de resultados concretos para a sociedade”, finalizou.

O PDI é uma metodologia de gestão estratégica implantada pelo Tribunal de Contas para que os resultados sejam atingidos e as iniciativas estabelecidas, cumpridas. Os processos começaram a ser executados na administração Mauro Mendes a partir de 2013 e os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Planejamento, começaram a ser intensificados em novembro passado com a mensuração dos resultados.