Notícias

Governo / Santo negro

11 de Junho de 2016 10h14

Prefeito e primeira dama recebem festeiros de São Benedito

PAMELA MURAMATSU BINI

josi pettengill

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e a primeira dama Virginia Mendes receberam, no Palácio Alencastro, nesta sexta-feira (10), os festeiros de São Benedito. Acompanhados do rei e da rainha da festa de 2016, Edgar Cassimiro e Ana Márcia Bunlai, respectivamente, os peregrinos levaram a bandeira e a coroa para abençoar o prefeito e a primeira dama e toda a gestão municipal. Após as manifestações e cantos em louvor foi servido o tradicional chá com bolo.

 

Desde o mês passado os ‘devotos da esmola percorrem as principais ruas e bairros da Capital ao som da tradicional banda em busca de ajuda para a festa. “Muitas pessoas acham que a festa se resume aos quatro dias finais, onde temos a quermesse, o show e as barracas de comidas típicas, mas estamos trabalhando há bastante tempo, temos realizados jantares beneficentes e várias outras iniciativas para arrecadar recursos para esta festa que é uma das mais antigas e tradicionais da nossa cidade”, destacou a rainha Ana Márcia.

 

O prefeito Mauro Mendes ressaltou a importância da festa de São Benedito para a cultura cuiabana. “Esta é uma festa que vai além do lado religioso e já faz parte do calendário cultural de Cuiabá. Pra mim é uma honra enquanto prefeito poder receber a bandeira e esta cora, que pelas informações que recebi têm mais de 200 anos e já abençoou diversas personalidades históricas e políticas da nossa Capital. Na nossa gestão temos o compromisso de apoiar e estimular as nossas manifestações culturais e religiosas”, disse Mendes.

 

Devota de São Benedito, a primeira dama Virginia Mendes agradeceu as bênçãos e disse que a fé no santo a ajudou a superar muitos momentos difíceis. “Cresci assistindo às missas da alvorada na Igreja do Rosário e sempre fui fiel a São Benedito e admiro muito a humildade e devoção dos fiéis, que assim como São Benedito buscam manter este sentimento de piedade e amor ao próximo”, afirmou Virginia.

 

O ponto alto do calendário da festa ocorre entre os dias 30 de junho a 03 de julho, na ladeira ao lado da Paróquia do Rosário e São Benedito, com as várias barracas de famílias tradicionais, de devotos e as barracas da cozinha de ‘São Benedito’, shows e também barracas de suvenirs. Durante este período há também a missa da alvorada, celebrada às 5h da manhã na igreja.