Notícias

Ordem Pública / Mutirão Procon Você

30 de Setembro de 2015 12h06

Mutirão de atendimentos alcança meta e beneficia mais de 1.900 consumidores

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O mês de setembro se encerra com chave de ouro, tanto para consumidores como para a Prefeitura de Cuiabá, com o fechamento do “Mutirão Procon Você”, que acontece nesta quarta-feira (30). A ação percorreu as quatros regiões da capital oferecendo atendimentos e realizando conciliações entre clientes e as prestadoras CAB Cuiabá e Energisa. Cerca de 1.970 pessoas foram atendidas e 593 audiências de conciliação realizadas.

“É gratificante encerrar o Setembro Consumidor com saldos tão positivos como o do mutirão. Não apenas estendemos o atendimento à população, nos deslocando às principais áreas de Cuiabá, como também facilitamos a resolução de conflitos, colocando um ponto final em problemas que perduravam por tanto tempo. Vimos aqui pessoas ansiosas para sanar suas dívidas de forma aplicável aos seus recursos e estamos satisfeitos por ver na CAB e na Energisa o desejo de se aproximar do consumidor”, conta Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Cuiabá.

Os atendimentos, que seguem por esta  quarta-feira até as 17h na Praça Alencastro, já superam as expectativas do órgão municipal, atingindo a meta trimestral em apenas três dias de mutirão. Realizada em dias alternados, a iniciativa conta também com a presença da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MT, que intermedia as conciliações oferecendo suporte jurídico para os consumidores presentes.

“Durante todo este período trabalhamos muito e hoje fazemos o quarto e último dia de atendimentos, promovendo a cidadania para aqueles que possuem dificuldades em solucionar seus conflitos e necessitam de um apoio profissional. É nosso objetivo que cada um que trouxer um problema saia daqui com a solução e tranquilidade de que seus débitos, má qualidade de serviço ou cobranças indevidas tenham sido permanentemente solucionados”, afirma Rodrigo Palomares, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

Para Márcia Panato, coordenadora de Processos Comerciais da Energisa, a credibilidade da instituição cresce em eventos desse porte, conferindo maior confiança para o contribuinte em relação à qualidade de atendimento e serviço prestados. “Buscamos a satisfação do consumidor, de forma que ele regularize sua situação sem que isso se torne um fardo para ele. Além das condições especiais para a quitação de débitos, optamos por ir onde o cidadão está, visando também o estreitamento da nossa relação com ele”, diz.  

Além de mudar a visão do consumidor a respeito das duas empresas com o maior índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor da Capital e do Estado, o mutirão contribuiu para redefinir a postura das prestadoras de serviço, que agora passam a atuar de forma mais aberta.

“Negociamos de forma satisfatória, melhoramos a perspectiva da população ao nosso respeito e abrimos caminhos para o contribuinte, tornando o acesso à instituição mais amplo. Ainda temos esta quarta-feira para solucionar conflitos e cremos que ao final desse dia teremos motivos ainda maiores para comemorar”, aponta Janaina Paes, coordenadora de atendimento da CAB Cuiabá.

O empenho e união de forças entre a Prefeitura de Cuiabá e demais instituições foi notável para os consumidores que buscaram atendimento na Praça Alencastro. Para João Viana de Oliveira, que veio solucionar o aumento irregular na sua conta, em contrapartida à redução no volume e abastecimento de água em sua residência, a ação foi de suma importância.

“Além de ter sido muito bem atendido, meu problema foi solucionado com muito empenho pela equipe da CAB. Tenho percebido o quanto o Procon Cuiabá tem atuado em nossa capital e sou muito grato por esse papel fiscalizador nos mercados e demais serviços. Graças à disposição do órgão, estamos no sentindo como verdadeiros cidadãos, que têm seus direitos preservados e amparados pelo município”, revela esboçando um sorriso.

Para o vereador Onofre Júnior, ações como o mutirão dão um alento à população e “mostram o quanto vale a pena permanecer na luta pelo consumidor, pois a satisfação é perceptível e renovam também a credibilidade do setor público diante do povo”, conclui.

O último dia do “Mutirão Procon Você” também ficou marcado por apresentações artísticas de escolas municipais e do Projeto Flauta Mágica, além da presença de brinquedos e guloseimas para as crianças que transitarem pelo local ao longo do dia.