Saúde / PREVENÇÃO
28 de Junho de 2017 17h39
Mais de 480 alunos recebem kits de saúde bucal e orientação de higienização
Aprender a forma correta de higienizar os dentes e evitar uma série de doenças que a má escovação pode trazer. Essa foi a principal lição que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (28) para os cerca de 480 alunos da Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, localizada no bairro Novo Mato Grosso.
A ação foi coordenada pela cirurgiã-dentista Ana Carolina Lara da Silva que, atendendo ao pedido da unidade escolar, abordou por meio da palestra ‘Ação de Prevenção e Promoção da Saúde Bucal’ as principais doenças bucais, como se manifestam e como prevenir. Além disso, ensinou a forma correta de se realizar a escovação, entregou kits de higiene bucal com escovas de dente, creme, fio dental e sanou dúvidas dos estudantes.
Segundo a cirurgiã, o segredo para manter os alunos interessados e participativos com a temática abordada está na identificação cotidiana. “Independente da faixa etária nós usamos didáticas que chamam a atenção deles. Todavia, neste caso em específico, que estamos orientando adolescentes e pré-adolescentes, eles já se preocupam com a estética e se identificam com parte das elucidações. Sempre tem alguém que já teve um dente cariado, já extraiu ou sentiu uma sensibilidade maior ao tomar líquidos gelados. Dessa forma, eles de fato se atentam as orientações e mudam os hábitos após as palestras”, frisou Ana Carolina.
A professora Beadil Angelina, reforça as falas da dentista e enfatiza que na unidade havia uma necessidade desta orientação odontológica. “Trabalhamos com um projeto chamado ‘Espia HPA’ -, voltado para as salas de aulas e este mês o tema é ‘Educação e Saúde’. Muitos de nossos alunos necessitavam dessa orientação, pois eles mascam muitos chicletes, chupam pirulitos, tomam refrigerantes em salas de aula. Então percebemos essa necessidade de convocar essa palestra porque as higienizações de muitos estão comprometidas, especialmente os que usam aparelhos odontológicos. Por exemplo, muitos imaginavam que a gengiva estava saudável e aqui perceberam que não está. Foi muito proveitoso unir o projeto a saúde e proporcionarmos essa palestra”, enfatizou.
A estudantes do 8º ano, Fabiana Luiza Andrade, afirma que por mais que o assunto faça parte do cotidiano, aprendeu sobre danos que ela não imaginava. “Eu não sabia usar corretamente o fio dental. Também não sabia que o fato de minha gengiva sangrar demostra que algo não vai bem com a minha saúde bucal. Foi enriquecedor tudo o que aprendi aqui”, concluiu Fabiana.