Notícias

Saúde / Participação

15 de Janeiro de 2016 16h28

Guerra contra mosquito ganha reforço de funcionários de rede de supermercados

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

Um grupo de 20 funcionários da rede de Supermercados Comper e Fort Atacadistas estarão trabalhando no combate ao mosquito Aedes aegypti. Depois de passarem por treinamento, ministrado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, eles serão multiplicadores das informações e orientações, dentro da campanha “Agente anti mosquito”. Este é o segundo ano da iniciativa que tem como objetivo conscientizar a sociedade para evitar e eliminar os focos de criadouros do mosquito.

Durante o lançamento da campanha nesta sexta-feira (15), no supermercado Comper, do CPA II, a secretária de Saúde em exercício de Cuiabá, Iracema Maria Cardoso de Queiroz, agradeceu a parceria,  elogiou a iniciativa do Grupo Pereira e disse que todos devem entrar na guerra contra o mosquito.

“Temos consciência de que só conseguiremos reverter esse quadro a partir do momento em que a comunidade entenda a gravidade da situação e saiba da sua responsabilidade, mantendo seus quintais limpos, livres do lixo da dengue. Iniciativas como esta campanha, de uma empresa parceira e responsável socialmente, são fundamentais para que alcancemos nosso objetivo que é eliminar os criadouros e o mosquito Aedes aegypti que não é mais só transmissor da dengue, mas também da Chikungunya e do Zica vírus”, salientou, a secretária em exercício.

A campanha terá a duração de três meses – período das chuvas -,  em que os agentes anti mosquito estarão envolvidos em ações de conscientização e monitoramento nas lojas da rede e também externas, junto a comunidade e em instituições que já foram beneficiadas com o troco solidário, em especial as que atendem a idosos e crianças.

A campanha envolve também palestras, panfletagens e exposição do ciclo evolutivo do mosquito pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses.

O gerente regional da Rede de Supermercados Comper, Carlos Paes, lembrou que este é o segundo ano de realização da campanha. “Nosso objetivo é conscientizar o público interno e a sociedade de que com pequenas ações é  possível evitar uma epidemia da dengue, e este ano a situação é ainda mais grave com o surgimento da Chikungunya e o Zica Virus”, destacou ele  ao lembrar que  é preciso  unir forças para derrotar o mosquito Aedes Aegypti. “Os cuidados e atenção constantes devem ser de todas as pessoas, pois o mosquito não tem fronteira”, ressaltou.

Participaram do lançamento da campanha, gerentes da Rede dos Supermercados Comper e Fort Atacadistas, o secretario adjunto de Assistência de Cuiabá, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Miranda, a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, a técnica responsável pelo setor de Educação em Saúde da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa),  Célia Carvalho, o representante da secretaria de Saúde de Várzea Grande, Julio Melo e agentes de combate a endemias.