/
26 de Junho de 2017 10h29
Faixas Cidadãs cuiabana mudaram o conceito de travessias em Ruas e Avenidas da cidade
A campanha educativa Faixa Cidadã da prefeitura de Cuiabá por meio da Semob, vem atendendo as expectativas da população cuiabana, que aprovou a criação de mais de trinta faixas de pedestres nas quatro regiões da cidade. Os cuiabanos mudaram o conceito em relação a forma de travessias nas Ruas e Avenidas da capital, além de obterem qualidade na autoestima. A sinalização horizontal foi criada em trinta bairros da cidade, no mês de maio deste ano, dentro da programação da campanha Faixa Cidadã, com objetivo de reduzir atropelamentos nos cruzamentos de ruas e avenidas, onde não tem semáforos.
A orientação é que os pedestres devem atravessar a ruas somente em linha reta e nas ruas onde não houver semáforos deve acenar com mão, dando a entender de que vão atravessar. Além de se certificarem que foram vistos pelo motorista e esperar o carro reduzir ou parar para então, atravessar a rua com segurança.
Ao motorista cabe atenção a toda sinalização nas ruas e nas faixas cidadãs dando sempre preferência aos pedestres nas faixas.
Além dessa preocupação, as Faixas Cidadãs foram criadas principalmente, em frente as escolas municipais, hospitais, comércios de grande fluxo de pedestres, parques e órgãos públicos.
“A faixa de pedestre tem ajudado muito quando estamos apresados para atravessar e o volume de carros é grande”, disse José Roberto, ao atravessar a faixa de pedestre em frente da Câmara de Vereadores de Cuiabá.
O setor de engenharia de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá informou que a cidade está contemplada com mais de trinta faixas de pedestre e, que o trabalho da equipe de sinalização tem sido expandido numa grande somatória de bairros que serão contemplados no segundo semestre, como é o caso do Jardim Florianópolis, onde a prefeitura está concluindo a pavimentação asfáltica das ruas e avenidas. No local, por enquanto tem sido feito a sinalização vertical com placas de pare nos cruzamentos.
Atualmente, a frota de Cuiabá é de 402.411 num total de aproximadamente 600 mil habitantes, conforme último senso do IBGE.
“Trata-se de mais uma ação para manter a conscientização de pedestres e motoristas de qualquer tipo de veículo de que é necessário a redução dos acidentes no trânsito de Cuiabá. A vida é o bem maior de todos”, disse Antenor.
Segundo o secretário, as campanhas surtem efeito positivo sobre os motoristas que procuram seguir as normas da legislação nacional de trânsito, mais ainda há casos de acidentes no trânsito, que fogem do controle dos órgãos competentes em função dos comportamentos individuais de cada motorista e até de pedestres.
“Estamos trabalhando por um transito humanizado entre motoristas e pedestres. Todos devem respeitar as faixas cidadãs sob semáforos ou não”, orientou o secretário.