Notícias

Esportes e Lazer / Revitalização

07 de Junho de 2016 14h55

Escultura “Carro de Boi” é restaurada com recursos do Fundo Municipal

EVELYN RIBEIRO

Divulgação

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está financiando a restauração da escultura "carro de boi", instalada na entrada do Centro de Eventos do Pantanal. A peça criada em 2006 é feita de aço escovado e estava enferrujada e desgastada pelo tempo.

O projeto de revitalização foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no edital lançado no ano passado e o recurso no valor de R$ 12 mil é oriundo do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura. Outras propostas aprovadas correspondem aos segmentos Cultura Popular, Artes Integradas, Literatura, Música, Artes Cênicas e Patrimônio. Para a execução dos projetos foi disponibilizado o montante de R$ 1,16 milhão.

O monumento, criado pelo artista plástico Humberto Espíndola, é uma forma de destacar o boi, uma figura regional e que representa uma das riquezas existente de Mato Grosso.

A peça possui as seguintes dimensões: 4,1 metros de altura, 5,8 metros de comprimento e ficará sob um pedestal de 3 metros de largura. O responsável pela restauração e proponente do projeto é o escultor, Fred Hortelli Fogaça.

“Estou empolgado e confiante para terminar o processo ainda esta semana. Para fazer com que a obra tenha mais durabilidade optamos por usar material automotivo e a prata. Tudo está sendo feito com autorização do autor da escultura”, contou Fred.

Em 2014 Fogaça restaurou esculturas antigas na Avenida Coronel Escolástico e Lagoa Encantada, no bairro CPA III. Entre as peças estão a estátua “Três Graças“, do artista plástico, Leonardo Henrique Lobo de Campos, e a “Bicho de Duas Cabeças”, criada por Jonas Barros.

A escultura Três Graças, que homenageia a musicista Zulmira Canavarros, a poeta Guilhermina de Figueiredo e a jornalista Luiza de Figueiredo Calhao, foi retirada da Avenida Coronel Escolástico. Na Lagoa Encantada, ficou a obra Bicho de Duas cabeças que é composta por figuras de peixes, com medidas entre três metros e 6 metros de chapa. Ele também é o responsável pela recuperação da escultura da Maria Taquara, feita em 2009.

“Projetos como este dão um retorno palpável para a sociedade, embeleza a cidade e valoriza o trabalho de nossos artistas”, destacou o secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven.