Saúde / Atendimento especial
20 de Setembro de 2016 16h40
Encontro sobre saúde da pessoa com deficiência começa nesta quarta-feira
Será realizado nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o II Meeting sobre a Saúde da Pessoa com Deficiência. O tema é “Mato Grosso Unindo forças para uma saúde acessível, inclusiva e integral”. O meeting conta com o apoio da Secretaria de Saúde Cuiabá.
Segundo a coordenadora do evento, Diurianne França, o encontro tem como objetivo aprofundar, e acima de tudo, mudar a concepção da assistência às pessoas com deficiência. “Nossa intenção é promover um atendimento com cada vez mais qualidade e segurança e, trazer alternativas na assistência à saúde”, explicou.
O meeting pretende estimular os avanços na estrutura atual da assistência prestada a pessoa com deficiência em MT, bem como averiguar os resultados alcançados após o primeiro encontro, pontos positivos e negativos, e traçar estratégias para 2017.
O II Meeting tem como organizador o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE ) e como público alvo os profissionais das áreas de saúde, gestores estaduais e municipais, representantes das instituições e organizações voltadas as Pessoas com Deficiência.
A expectativa da Comissão Organizadora do evento é de que aproximadamente 400 profissionais, lotados na capital e interior, das áreas de Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física e Fonoaudiologia, Medicina, entre outros, assim como gestores da saúde estaduais e municipais, e representantes das instituições e organizações da PcD, participem do encontro.
A iniciativa é mais uma ação em prol do fortalecimento da rede de atenção da saúde às pessoas com deficiência do Estado de Mato Grosso. “A proposta do Meeting surgiu como uma necessidade de aproximação entre os profissionais da saúde que atuam na abordagem de pacientes com deficiência, bem como no ensino, aprendizado e pesquisa, voltados para assuntos desta área”, informou Diurianne.
O Censo Demográfico de 2010 revela que 23,9% da população brasileira, ou seja, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Nota-se um expressivo crescimento comparando-se com o último Censo, realizado em 2000, que apontava um percentual de 14,5% da população total. Em Mato Grosso, nesse último censo, foram detectadas cerca de 600 mil pessoas com deficiência, representando 22,6% da população do estado.