Saúde / PROCEDIMENTOS MÉDICOS
30 de Junho de 2017 17h57
Cuiabá realiza neste sábado mais um mutirão de cirurgia geral
Trinta pacientes com diagnóstico de vasectomia serão operados neste sábado (01), na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Este será o sétimo Mutirão de Cirurgia realizado neste semestre e um dos objetivos da ação é reduzir a fila de espera para procedimentos médicos relativamente simples.
Neste sábado, as cirurgias terão inicio às 6h00 horas. Serão atendidos somente os pacientes autorizados com internação cirúrgica da Central de Regulação do SUS.
Segundo a coordenadora da Central de Regulação, Kety Preza, todos os pacientes passaram por uma preparação pré-operatória, com a realização de exames laboratoriais, radiológicos e avaliação do cirurgião e anestesista.
Ao todo, cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem estarão envolvidos nos procedimentos que serão realizados em oito salas cirúrgicas, além dos profissionais que atuam nas enfermarias e demais profissionais da equipe de apoio que envolvem os setores de Ambulatório, Recepção de Internação, Farmácia, Nutrição, Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCCIH) e Nucleo de Qualidade.
Desde março quando aconteceu o primeiro mutirão de cirurgias, 158 pacientes já foram operados em especialidades envolvendo cirurgia geral, vascular e urológica, na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
“Os mutirões atendem a uma parte da demanda reprimida da rede pública de saúde. O hospital, nesse caso a Santa Casa, está atendendo além do número de cirurgias contratualizadas. São pacientes de várias unidades do SUS e a nossa ideia é estender essa trabalho junto a outros parceiros”, salientou Kety Preza.
Hoje, a demanda por cirurgias na fila gira em torno e 11 mil pacientes. Desse total, cerca de 3 mil aguardam por cirurgia geral.