Notícias

Tecnologia e Inovação / Outubro Rosa

18 de Outubro de 2016 11h33

Cuiabá-Prev realiza palestra sobre prevenção contra o câncer de mama para servidores e aposentados do município

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Servidores ativos, aposentados e pensionistas foram contemplados, nesta terça-feira (18), com uma manhã orientativa sobre prevenção contra o câncer de mama. A iniciativa, que faz parte do Outubro Rosa, visa alertar mulheres e homens a respeito das causas, conscientização e diagnóstico precoce da doença. Além disso, o evento promovido pelo Cuiabá-Prev contou com um espaço de beleza feito em parceria com a Associação dos Aposentados, que embelezou ainda mais as participantes ensinando técnicas de maquiagem e cuidados com a pele.

“Outubro é um mês muito especial para todos nós e o Cuiabá-Prev não ficaria de fora da oportunidade de poder contribuir para a saúde de nossas servidoras e demais beneficiados. Temos uma responsabilidade que vai muito além de articular a aposentadoria dos profissionais, exercendo também um papel social no nosso meio. Por meio de palestras como estas, não apenas nos tornamos canais de multiplicação de um alerta essencial para homens e mulheres, como cumprimos nossa missão, que é trabalhar em benefício do próprio município. O diagnóstico precoce evita complicações futuras, garante chances maiores de cura e o primeiro passo começa com a orientação, que hoje oferecemos aos participantes”, afirmou Fernando Jorge, secretário-adjunto de Previdência de Cuiabá.

Muito mais do que alertar o público feminino sobre os riscos e mecanismos de prevenção contra o câncer de mama, envolver os homens nesse processo é também de suma importância, conforme revelou Eroaldo de Oliveira, secretário de Gestão. Para o gestor, a presença do sexo oposto na palestra reforça que o combate contra a doença é uma responsabilidade de todos. “As mulheres precisam do nosso apoio e comprometimento e cabe a nós cuidar daquelas que nos rodeiam, sejam elas esposas, namoradas, filhas, sobrinhas, amigas ou primas. Essa luta não se restringe apenas às mulheres, nós fazemos parte dela e precisamos ser agentes multiplicadores, para a que a conscientização cresça cada vez mais em Cuiabá”, disse.

Um dos focos da palestra, ministrada pelo médico perito do Cuiabá-Prev, Jorge Salvador Brito, é apresentar aos participantes que as causas de qualquer câncer, independente de suas especificidades, estão ligadas a hábitos e ambientes aos quais todos estão inseridos. Segundo levantamento apresentado pelo palestrante, 80 a 90% dos casos da enfermidade estão associados a fatores ambientes como ocupacional, social, cultural e de consumo.

“Antes de especificarmos o câncer de mama, todos aqui precisam saber quais comportamentos podem resultar no surgimento da doença. Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem oferecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Produtos ricos em gordura, nitritos, defumados, churrasco e preservado em sal são ameaças para a saúde. O consumo constante de álcool também pode gerar os mesmos efeitos no corpo humano. A combinação entre tabaco e a bebida é perigosíssima e pode resultar em faringe e laringe supraglótica. É por isso que o alerta precisa ser amplamente divulgado. As mulheres são o nosso foco do Outubro Rosa, mas cuidado com a saúde é algo para todos. Ao tomarmos ciência da nocividade de algumas posturas, somos capazes de transformar nosso estilo de vida, protegendo nosso organismo”, concluiu.