Saúde / REDUÇÃO EM CUIABÁ
03 de Julho de 2017 07h43
Combate aos acidentes de trabalho é tema de capacitação no PS de Cuiabá
Em meio a uma redução de 337,5% no número de casos de acidentes de trabalho se comparado o período de janeiro e junho de 2017 com 2016, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) segue em busca do desenvolvimento de um ambiente laboral mais seguro. De 26 a 30 de junho, a órgão promoveu uma capacitação aos profissionais da unidade, visando aperfeiçoar o conhecimento.
Com carga de 20 horas, o curso foi realizado no período vespertino para cerca de 30 profissionais. Dentre os temas abordados, doenças sexualmente transmissíveis, treinamento contra incêndio e prevenção de acidentes de trabalho. "Um dos principais causadores de acidentes no Pronto Socorro é o manuseio de materiais perfurocortantes", revelou Márcia Aparecida de Abreu, membro da CIPA.
Conforme aponta pesquisa recente da Comissão, dos oito casos registrados nos seis primeiros meses deste ano, seis aconteceram durante o manuseio deste tipo de material, como agulhas e bisturis; um acidente de moto durante o deslocamento do profissional no trajeto entre sua residência e o Hospital; e outro vítima de agressão por parte de um paciente.
Para a membro da CIPA, Jaklyne Thayane de Arruda Soares, um dos grandes problemas enfrentados pela Comissão ainda está na subnotificacão dos casos de acidente. "Como nem todos os profissionais fazem o registro, não conseguimos desenvolver ações 100% eficazes para trabalhar a prevenção. A capacitação visa justamente disseminar essa consciência. Porém, a diminuição dos casos já indica que estamos no caminho certo", finalizou, ao enfatizar a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).