Esportes e Lazer / Apoio necessário
13 de Junho de 2016 14h27
Com recursos do Fundo Municipal artista plástico retrata tradições em muro de escola
A Prefeitura de Cuiabá executou mais um projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no segmento Artes Visuais. Seguindo uma proposta de regionalização, o artista plástico Régis Gomes uniu elementos que representam a cultura, fé, música, culinária e crenças no projeto “Arte Outside”, que propôs a pintura do muro de uma escola da rede municipal. O projeto no valor de R$12 mil foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no edital lançado em 2015 e realizado com recursos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura.
O trabalho foi finalizado recentemente e a unidade de ensino selecionada foi a Escola Municipal de Educação Básica Floriano Bocheneki, no Bairro Parque Atalaia. No muro foram retratados temas como a viola de cocho, cururu, Pantanal, artesanato produzido com cerâmica na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, caju, igreja do Rosário, ribeirinho, Festa de Santo, Morena na Janela e Boi a Serra.
“O contato dos alunos de escolas públicas com a cultura regional e a proximidade com o fazer artístico são fundamentais para sua formação como cidadãos. Quero parabenizar o artista Regis Gomes por seu projeto e o diretor da Escola por ter compreendido a proposta do artista e aberto as portas da Escola para esta manifestação artística”, disse o secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven.
De acordo com Régis Gomes, a ideia era realizar este trabalho em uma área externa e não em telas como de costume. “Desde que inscrevi o projeto, planejava fazê-lo em uma escola e optei por esta por se tratar de uma área carente e sem muito conhecimento sobre a cultura regional”.
O processo de pintura teve duração de 30 dias, mesclado com a realização de palestras sobre a cultura popular baseada na cuiabania. “Foi um trabalho muito gratificante e me diverti muito em contato com as crianças, que perguntavam o porquê de cada cor ou determinado desenho”, concluiu.
Diretor da escola há dois anos, Lindomar Barros conta que aprovou a iniciativa e que a pintura deixou um aspecto mais agradável e alegre para as mais de 420 crianças de 4 a 12 anos que estudam na unidade. “Além de despertar a curiosidade deles, esta atividade gerou um elo entre a educação e cultura. Foi de grande relevância para a escola e também para a comunidade”, afirmou.
Outras propostas aprovadas no edital correspondem aos segmentos Cultura Popular, Artes Integradas, Literatura, Música, Artes Cênicas e Patrimônio. Para a execução dos projetos foi disponibilizado o montante de R$ 1,16 milhão. Com este recurso foi possível realizar também a restauração da escultura "carro de boi", instalada na entrada do Centro de Eventos do Pantanal.A peça criada em 2006 estava enferrujada e desgastada pelo tempo.